Sua Próxima Viagem
 › 
 › 
5 praias imperdíveis para visitar em Florianópolis
Blog
5 praias imperdíveis para visitar em Florianópolis
26/01/2018. Postado por Karen Vila Nova em Blog, SPV, Viagem, Nacional
5 praias imperdíveis para visitar em Florianópolis

1 - Naufragados

Localizada a cerca de 40 km do centro de Florianópolis, a praia de Naufragados  fica em área de preservação do Parque Estadual do Tabuleiro e para se chegar ao local, o acesso é feito através de barco ou por um trilha de 3 km com aproximadamente 50 minutos de duração.

Entre as principais atrações,  a caminhada até o farol, inaugurado em 1861 e rodeado por antigos canhões de guerra do Forte dos Naufragados, cujo nome é uma referência aos diversos naufrágios ocorridos na região. É a queridinha de surfistas, devido aos ventos que vêm do sul e causam fortes ondulações no mar.

2- Lagoinha do Leste

No sul da ilha, a Lagoinha fica entre dois costões rochosos que chegam ao mar aberto. O local é uma das mais desertas e intocadas praias da região e o acesso só é possível através de trekking intenso ou por barco.

Para chegar até lá é preciso encarar as trilhas que partem do Pântano do Sul (1h de caminhada) ou da Praia do Matadeiro (3h), um trekking puxado por mata fechada e ladeiras, que só deve ser explorado com acompanhamento de guias.

 Os costões são recobertos por Mata Atlântica preservada e, próximo ao costão esquerdo, fica uma lagoa que dá o nome ao lugar. A área é protegida por lei e é proibido construir no local. Dependendo da maré, plânctons bioluminescentes fazem as águas da Lagoinha brilharem.

 

3- Armação

Essa praia, cujo nome vem da época da caça a baleias, no século 18, se localiza a 25 km do centro de Florianópolis e tem acesso pela rodovia SC-405, que leva ao sul da ilha.

Localizada ao lado do Parque Municipal da Lagoa do Peri, esta bela faixa de areia começa na Ponta da Companha e termina no lado sul do Morro das Pedras, de onde é possível observar baleias franca, entre os meses de julho e novembro.

4- Pântano do Sul

Praia de grandes dimensões e com mar calmo cristalino. O local é a mais tradicional praia de pesca em Santa Catarina, principalmente da espécie de peixe tainha. É possível ver também registros arqueológicos que datam de 4.500 anos, como sambaquis, como são conhecidos os depósitos de conchas e esqueletos de tribos nativas.

5- Ilha do Campeche

Com acesso diário restrito a 400 pessoas, autorizadas a ficar apenas na Praia da Enseada, essa ilha é conhecida por suas águas claras e areia fina. Não é à toa que esse santuário ecológico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é conhecido como  o “Caribe de Florianópolis”.

No local, é possível fazer mergulhos, visitar inscrições rupestres de 5 mil anos e realizar trilhas guiadas até mirantes naturais, como os das pedras do Imã e do Vigia, ou até uma gruta, a Caverna dos Morcegos. Para ter acesso aos outros locais, é necessário o acompanhamento de um guia ambiental.

 

TÓPICOS RECENTES
CATEGORIAS
Amor
Bem-Vindos
Blog
Casal
Cultural
Gastronomia
Internacional
Kids
Mundo
Nacional
Paixão
Programa
SPV
Viagem
Viagens Temáticas
Programa Sua Próxima Viagem
Descubra os melhores destinos para as suas férias no Programa Sua Próxima Viagem. Confira os episódios na Store TV ou aqui em nosso site, são vários destinos e dicas maravilhosas esperando por você.
Acompanhe nossas redes
Facebook
Google +
YouTube
Receba nossas novidades!